Qual seria melhor, ser temido ou respeitado? Seria de mais pedir os dois?
Esta dúvida vem me assombrando já há algum tempo mas, para respondê-la é preciso antes entender a diferença entre poder e autoridade. Comecemos então pelo primeiro.
*Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém, por causa da sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
*Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Outra forma de compreendermos isso é pensarmos que o poder pode ser dado a uma pessoa já a autoridade não, pois esta diz respeito ao seu caráter.
Muitas vezes nos tornamos temidos pelo uso de nosso poder que geralmente sobe a nossa cabeça e nos faz perder nossa essência humana. O poder em si não é mal, mais a falta de preparo de quem o rege sim, o poder corrói relacionamentos, não há nenhum governo ditatorial que consiga sobreviver eternamente, já a autoridade na maioria das vezes funciona melhor, e o exemplo mais claro que consigo pensar é Jesus Cristo negando-se a usar seus poderes para salvar-se de uma cruz, Ele negou o poder e por seu caráter, sua autoridade, ainda consegue influenciar mais de dois bilhões de pessoas a pouco mais que dois mil anos após seu nascimento, outros exemplos nítidos são Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá e Mahatma Gandhi preferirem adotar a autoridade para influenciar pessoas e mudar o mundo, às vezes chego a pensar que o não uso do poder pode ser a forma mais poderosa (e mais trabalhosa) de se conseguir algo considerado impossível.
Adolf Hitler abusou de seus poderes e até hoje também é lembrado, porém como uma das mentes mais diabólicas de toda a história. Chego então a concluir que a resposta da minha questão inicial é sim, realmente acredito que seria demais pedir para ser temido e respeitado ao mesmo tempo pois, são coisas distintas em sua natureza, pessoas temidas têm finais trágicos,sempre solitários. Pessoas respeitadas são sempre muito queridas, muito mais amadas porque aprenderam a grandeza de saber viver que é a grandeza de servir ao próximo.
Fellipe Sousa
*trechos retirados do livro O Monge e o Executivo Uma História Sobre a Essência da Liderança – Autor: James C. Hunter – Editora: Sextante
Nenhum comentário:
Postar um comentário