quinta-feira, 23 de julho de 2009

Minhas Crenças

Quero informar antes de tudo que hoje esta é minha verdade, portanto segue abaixo alguns tópicos sobre minhas crenças e dúvidas.

“A Razão humana é constante e imutável? Logicamente, que as razões mudam sob a influencia do “ar dos tempos”, as culturas e as circunstancias”.
Ramiro Marques

• I – A Onipotência de Deus
Primeiramente para entender parte de Deus penso que é necessário aceitar que Deus é incapaz de ser onipotente, acredito que Deus tem o poder para fazer de tudo, porém por seu caráter benevolente, justo e verdadeiro não é capaz de matar, quebrar o livre arbítrio ou ser responsabilizado pelas atrocidades do mundo.
II – Bíblia
Para entendermos a Bíblia devemos ter a consciência de que a verdade e visão de mundo são totalmente diferentes da que temos hoje e que alguns textos foram publicados muito depois de terem ocorrido como em Genesis na passagem sobre a criação do mundo existem concepções do mundo moderno como a noção de tempo em vinte e quatro horas, a divisão dos dias de domingo a segunda e a narração como um fato jornalístico como se o narrador estivesse lá presenciando a criação. Porém não se deve descartar a Bíblia pois ela contém muitos relatos de homens e de suas experiências com Deus segundo a verdade de seus tempos e isto a torna Sagrada.

• III – Milagres
Milagres são complicados de falar, ainda me assusto quando vejo diversos programas de televisão prometendo milagres aos montes em cinco cultos por dia.
Eu particularmente vivenciei experiências de milagres de pessoas por algum motivo acabaram ficando paraliticas e voltaram a andar, hoje acredito que milagres como este são milagres pela fé na qual a pessoa acredita tão fervorosamente que consegue “mover montanhas”, considero milagres também pessoas que com uma vida totalmente despedaçada conseguem se reerguer e transformar vidas.
Acredito apenas nestes milagres, pois não consigo imaginar que Deus faria milagres privilegiando algumas pessoas enquanto outras morrem a míngua

• IV – Deus

Não acredito em um deus autoritário que tenta a todo custo mostrar o quanto sou pecador, eu creio em um Deus que me ama me libertou de meus pecados e de toda a culpa e não a nada que possa fazer para mudar isso, Deus é maior que todos os problemas, ser amigo de Deus é a melhor coisa que existe.

• V - Religiões

- A melhor religião é aquela que te faz melhor, a que te faz feliz e a que te da um significado para a vida

• VI – Determinismo

Falar sobre determinismo é complicado, pois ele segue a linha de que tudo esta premeditado, porém a teoria de Taine pode não estar totalmente errada o determinismo em geral como ele prega pode não existir realmente, contudo inegavelmente existe um determinismo social onde de acordo com a cultura local as pessoas passam a agir sem ser pela própria vontade não que estas pessoas não tenham escolha, mas elas acomodam-se e acabam indo no fluxo, quantos de nós já não ouvimos frases do tipo “uma caixa de maçãs quando tem uma podre a podre acaba estragando as outras” isto é determinismo para mim.

Fellipe Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário